sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween, a Festa das Bruxas

Por Pastor Sérgio Pereira

“Porque o rei da Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará os terafins, atentando nas entranhas” – Ezequiel 21.21

No dia 31 de outubro comemora-se o Halloween, popularmente chamado de “Dia das bruxas”, que vagarosamente tem-se colocado nas festinhas culturais de várias nações, inclusive o Brasil. Essa festa que se apresenta inocente, tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que alguns duvidam disso.
A origem do Halloween data de tempos antigos, aproximadamente por volta de 1.200 a.C., quando os druidas, magos de origem celta, realizavam cerimônias de adoração ao “deus da morte” ou ao “Senhor da morte” em 31 de outubro. Tal adoração acontecia na cerimônia do “samhain”, o deus dos mortos, declarando o 1º de novembro como o dia de todos os santos e o 2 de novembro como dia de finados, lembrando-se dos mortos em todos os três dias.
É possível rastrear as origens das tribos celtas até a cultura de Túmulos da Idade do Bronze, que atingiu o seu apogeu por volta de 1200 a.C. Contudo, os celtas não figuram como povo distinto e identificável até a época do período de Hallstatt (dos séculos VII a VI a.C.). Durante o período de Hallstatt, os celtas espalharam-se pela Grã-Bretanha, Espanha e França. O ano novo deles começava no dia 1º de novembro. O festival iniciado na noite anterior homenageava Samhain, "O Senhor da Morte". Essa celebração marcava o início da estação de frio (no Hemisfério Norte), com menos períodos de sol e mais períodos de escuridão. Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno. Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acessas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses. Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.
Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos. Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia conforme o texto citado no inicio deste artigo.
Entre os principais símbolos do Halloween temos:
Ø The Jack O’Lantern – A Lanterna de Jack: a abobora esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro.
Ø “Apple-ducking (bobbing for apples)” – maças boiando: uma homenagem a Pomona, a deusa romana dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida
Ø “Trick or treat” – travessura ou trato. Estas palavras sao ditas por crianças que aproximam-se das casas nas noites de Halloween. Se você responder trick, elas imediatamente começam as travessuras. Ao responder treat, você deverá dar um doce a elas. Essas crianças, na comemoração do Halloween, representam os espíritos dos mortos que supostamente vagueiam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao receber essas crianças ingênuas nas nossas casas, estamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na Antigüidade.
Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano". Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo.
A Bíblia Sagrada é tão clara quanto à cerimônia e cultos dessa natureza, basta ler os textos de Levítico 19.31; Deuteronômio 18.10-14; II Crônicas 33.6; Isaías 8.19,20.
Em todos esses textos os adivinhadores, feiticeiro, consultadores do futuro são severamente condenados pela Palavra de Deus.
O leitor escolhe: consultar aqueles que consultam mortos e adivinhos ou confiar no Senhor? A decisão é sua!

Fontes de Pesquisa:
http://www.chamada.com.br/mensagens/halloween.html. Acesso em 30/10/2009
http://www.chamada.com.br/mensagens/happy_halloween.html. Acesso em 30/10/09

Nenhum comentário: